Santana do Paraíso realiza 1ª Plenária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de empresas, trabalhadores e a comunidade em geral para debater questões fundamentais sobre a saúde no ambiente de trabalho
Publicado em 19/03/2025 17:50 - Atualizado em 20/03/2025 10:37
A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (19) a 1ª Plenária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de empresas, trabalhadores e a comunidade em geral para debater questões fundamentais sobre a saúde no ambiente de trabalho.
“O compromisso com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores é essencial para o desenvolvimento do nosso município. Esta plenária reforça a importância do diálogo e da construção coletiva de políticas que garantam melhores condições de trabalho e qualidade de vida para todos,” afirmou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
A programação incluiu uma apresentação cultural dos usuários do Grupo Reabilitar, sob a supervisão da Educadora Física Emília, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além disso, a plenária contou com uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Dra. Laís Soares da Silva, que abordou “LER e DORT: um diagnóstico desafiador”, com questões fundamentais sobre a prevenção e o tratamento de doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho.
A Secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Acipreste, apresentou as diretrizes retiradas da V Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, destacando as principais propostas discutidas em nível nacional para aprimorar as condições de trabalho e saúde dos brasileiros. “Esta primeira plenária representa um marco histórico para o município, fortalecendo a participação popular como um dos pilares fundamentais do SUS e ampliando o diálogo para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes,” destacou Maria Aparecida Acipreste.
A plenária também proporcionou espaço para a divisão de grupos, onde os participantes discutiram os eixos temáticos: 1- A política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; 2- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; 3- A participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para efetivação do controle social. As discussões resultaram na elaboração de propostas para os níveis estadual e federal, além da escolha dos delegados municipais que representarão Santana do Paraíso na etapa regional de deliberações das diretrizes da saúde do trabalhador.
por Assessoria de Comunicação